Notícias

Caderno do Advento 2017

By Novembro 29, 2017 No Comments

O Caderno do Advento 2017 já está disponível. Em breve todas as famílias irão receber uma cópia em papel. Mas poderão também ver online, no final desta página.

Este ano, o Caderno do Advento 2017 foi possível graças à colaboração generosa das famílias, não só do Colégio São João de Brito, mas também das famílias dos dois outros Colégios da Companhia de Jesus, em Portugal: O Colégio Apostólico da Imaculada Conceição, em Cernache (CAIC), e o Instituto Nun’Alvres, em Santo Tirso (INA).

Muito obrigado às famílias da Madalena e Tiago Pestana de Vasconcelos, da Vera e Diogo Pais, da Rita e Henrique Antunes, da Graça e Fernando Captivo, da Mónica e João Cruz, da Teresa e Ricardo Reis, da Ana Rita Centeno, da Deolinda Dias Rasteiro, da Sara Azevedo, da Maria João Lobato, da Andreia Quintela e da Alexandra Machado.

Um agradecimento muito especial à Teresa Antunes e Teresa Captivo por terem aceite partilhar connosco os seus dons, expressos respetivamente, na capa deste caderno e nos destacáveis com as animações para os nossos mais pequeninos. Um obrigado muito sentido aos jesuítas responsáveis pela ação pastoral dos três colégios, que tanto se empenham por todos nós, e que colaboraram com as propostas de oração dos domingos do advento.

Muito obrigado Padre Carlos Carvalho, sj, Padre Lourenço Eiró, sj, Padre Paulo Duarte, sj e Padre Luis Onofre, sj.

Por fim, um grande obrigado ao P. José Frazão Correia, sj, pela sua disponibilidade e interesse em colaborar connosco com o texto de introdução a esta caminhada até ao Natal.

ESPERAR DE LÂMPADAS ACESAS

É tempo de voltar a construir o presépio. Como Maria que, grávida, medita todas as coisas em seu coração. Como José que, fiel e justo, sonha a vontade de Deus. Estão os dois de esperanças. Preparam ambos o nascimento de Jesus. Como é belo esperar a chegada de quem amamos. Cuidamos da casa, preparamos a mesa, acendemos uma vela, aquecemos o coração. A espera já é encontro. O desejo de amar já é amor. O Senhor virá. Simplesmente porque quer vir. Mas poderá passar sem que O vejamos. Poderá bater sem que Lhe abramos a porta. Poderá oferecer-se sem que O comunguemos. Preocupações e correrias dissipam o coração. A escuridão da alma pode ser densa. Vem o Esposo e as lâmpadas estão apagadas. Não têm amor que as mantenha acesas. Este é, pois, tempo propício para procurar o azeite que alimenta a chama. Na confiança. Na esperança. E quando o Senhor vier, estaremos prontos para ir ao Seu encontro. Felizes, faremos festa na Sua presença. Preparado a tantas mãos e oferecido às famílias, possa este livrinho ajudar a preparar o Natal, motivo de tanta alegria.

José Frazão Correia, sj

Muito obrigado a todos! Bem hajam!

 

Faça o download do Caderno do Advento 2017 aqui ou podem ver o mesmo a baixo.

Advento 2017online

Leave a Reply

X